PIRACICABA, FRIDAY, 19 DE APRIL DE 2024

Piracicaba
Médico
01/01/1921

Nascido em Piracicaba em 1848, falecido em São Paulo em 1921. Médico, político e proprietário. Casado com Maria de Nazareth da Costa Conceição. Foi dono da fazenda Nazareth, posteriormente loteada e convertida em núcleo urbano.

Eleito vereador em 1882, ocupou a presidência da Câmara de 1884-1886. Entre numerosas obras a que seu nome está ligado, figuram a aprovação do projeto de abastecimento de água encanada à população e a construção de pontes sobre o Itapeva na parte alta da cidade, assim como a doação de terrenos para a construção de matadouro e da estação da Cia. Paulista de Estrada de Ferro.

Alem disso, foi um dos fundadores da loja Maçônica de Piracicaba, do Engenho Central e da Cia de Navegação Fluvial do Rio Piracicaba. Na área médica, foi proprietário da Casa de Saúde Santa Rita e respectiva Farmárcia, situadas na rua da Esperança, que fechou em 1884, em beneficio da Santa Casa de Misericórdia. Esta o elegeu por unanimidade para ocupar o cargo de provedor, de 1883 a 1887.

Pôs fim a situação critica da Santa Casa de Misericórdia, cuja irmandade permaneceu inativa ao longo de muitos anos, inaugurando o hospital desta a 29/07/1883. Em 24/02/1890 deixou Piracicaba, passando a residir na capital do Estado, onde exerceu a medicina e faleceu. Foram seus netos: Jorge Pacheco e Chaves Filho, advogado em São Paulo, João Pacheco e Chaves, deputado federal e Maria Pacheco e Chaves Lanari do Val, casada com Cássio Lanari do Val. Uma avenida, situada na paulista, e uma escola estadual de 1º grau receberam seu nome.

A avenida é denominada Dr. João Conceição.