PIRACICABA, THURSDAY, 28 DE MARCH DE 2024
Página inicial  /  Webmail

Antonio Martins Belmudes de Toledo



Antonio Martins Belmudes de Toledo
-
Professor/Dentista
-

	Nasceu no ano de 1896. Faleceu em Piracicaba, 1971. Casado com Francisca Belmudes de Toledo. Professor, cirurgião dentista. Figura de projeção na cidade, lecionou durante longo tempo na Escola Normal Sud Mennucci, na primeira metade do século vinte. Foi seu diretor em 1939-40 e em 1945. Manteve consultório à rua XV de Novembro, nº 734, juntamente com Dalton Belmudes de Toledo, seu filho, professor da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (Camargo e Navarro, 1958). Culto, muito humano e cordial, foi professor notável e querido e estudioso de nomeada do passado piracicabano, líder nos meios esportivos e político atuante e sagaz. Foi um dos fundadores e diretores do Esporte Clube XV de Novembro. 

	Dividiu com Bento Luiz Gonzaga Franco, José Vizioli e Jorge Coury (vv.) a liderança do Partido Social Democrático local nos anos 40. Prefeito de Piracicaba por um breve período, em 1946. Foi docente da ESALQ (1935) e diretor da Escola Normal Sud Mennucci (1939-40). 

	Modesto, sem afetação, seu trato amável e sua cordialidade escondiam uma cultura invejável e uma penetração de espírito verdadeiramente excepcional. Entre os numerosos trabalhos e artigos que assinou, destaca-se o “Roteiro histórico das vias de comunicação de Piracicaba”, incluído na Poliantéia Comemorativa do Jubileu de Prata da Fundação da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Piracicaba (1958). Ibsen, seu filho, formou-se pela ESALQ em 1947 e dirigiu a Empresa de Mecanização Agrícola S/A de Mococa, SP (1951-58) (Virgilio, 2008).


Fonte: IHGP