PIRACICABA, THURSDAY, 28 DE MARCH DE 2024

Afonso Agostinho Gentil de Andrade

Vereador e tenente. Seu nome está entre os signatários de documentos da Câmara Municipal de Constituição em 1841 e 1842-44, grafado ora como “Afonso Agostinho”, ora como “Afonso Augustinho”, e figura na relação dos vereadores ativos em 1861-1864.

Na relação dos “engenhos de açúcar mais notáveis” de Constituição, preparada pela Câmara em janeiro de 1854, ele é mencionado, da mesma forma que na relação dos eleitores de Constituição incluída no “Almanach” da província de São Paulo de 1858. Em 1869 a Câmara nomeou-o, juntamente com o Albano Leite de Castro e José Bento de Matos, para uma comissão encarregada de examinar a alteração do traçado da estrada que “leva ao Jaú, passando por São Pedro”.

A Câmara ressalta a confiança neles depositada, “não só pelos seus caracteres, como por serem conhecedores dos terrenos”, e ainda porque Andrade e Matos se interessavam “pela fatura de uma boa estrada para ali, por serem fazendeiros além de São Pedro”.