PIRACICABA, THURSDAY, 28 DE MARCH DE 2024

Albano Leite do Canto

Homenageado com a atribuição de seu nome a uma rua no bairro São Dimas, o Ajudante Albano fez parte do grupo de políticos e cidadãos beneméritos de Piracicaba, na primeira metade do século 19.

Homem de posses, foi amigo e protetor de José Pinto de Almeida. Seu auxilio foi valioso para que este ultimo pudesse adquirir a loja de tecidos de Antonio Fiúza de Almeida, à rua Direita, dando assim, inicio a sua atuação como comerciante independente. Leite do Canto, ao falecer, deixou um legado de 2:150$000 réis para a fundação da Santa Casa de Piracicaba.

“O Ajudante Albano Leite do Canto doara um terreno para esse fim, condicionando-o à construção imediata do prédio”. Leite do Canto foi vereador na Câmara Municipal de 1828 a 1832.