PIRACICABA, FRIDAY, 29 DE MARCH DE 2024
Página inicial  /  Webmail

Frederico Alberto Blaaw



Frederico Alberto Blaaw
São Paulo
Advogado
27/10/1933

	Nascido em São Paulo em 27 de Outubro de 1933. Filho de Frederico Blaaw e Ana Henrique Blaaw.  A origem de seu sobrenome é holandesa, mais especificamente, de Amsterdam, local onde seu avô paterno, Frederico Blaaw era engenheiro. Os avós maternos, eram portugueses. 

	Iniciou, aos sete anos, o curso primário no Grupo Escolar Moraes Barros. Prestou o curso de admissão realizando o ginásio no Piracicabano, situado na Rua Boa Morte. 

	Desejava entrar para a escola de cadetes, em Resende, mas na época (1954), seu pai faleceu. Como era o filho mais velho, assumiu os encargos da família. Prestou o concurso para o SESI, aprovado, como educador social. Fez escola de Sociologia e Política, com bolsa do SESI em São Paulo, local, o qual permaneceu por três anos. Após concluir, voltou para Piracicaba. 

	Permaneceu por mais de 30 anos no SESI. Assumiu a supervisão do Centro Social número 20, que abrangia Piracicaba. Eram ministradas palestras, cursos de formação cívica, de supervisão pessoal e relações humanas. 
	
	Foi aprovado em primeiro lugar no vestibular de 1970 da UNIMEP, sendo a primeira turma de Direito a se formar pela universidade. 

	Trabalhou com pessoa jurídica, para o direito civil, direito do trabalho, tributários e contratos. 

	Filiado ao MDB (Movimento Democrático Brasileiro), exerceu o cargo de vereador nas legislaturas de 1969-1973 e 1973-1977. 

	No período de 1969-1972, como suplente assumiu a cadeira em substituição a Francisco Antonio Coelho, que renuciou em 09 de fevereiro de 1971. 

	Foi eleito a vereador em duas legislaturas. No governo de Cassio Paschoal Padovani e Adilson benedito Maluf, quando foi o vereador mais votado do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, oposição a Aliança Renovadora Nacional – ARENA. O deputado Francisco Antônio Coelho era presidente do diretório do MDB. Foi líder da bancada do MDB e fundador do Lions Cidade Alta. 

	Em sua Câmara Municipal deu prioridade aos problemas educacionais, habitacionais, especialmente os problemas ligados ao bem-estar da população de Piracicaba. 


Fonte: Ficha Individual do Vereador RH / Blognassif/  Barros, Antonio da Costa. Piracicaba, Noiva da Colina. Piracicaba: Aloisi, 1975. 340p.