PIRACICABA, THURSDAY, 28 DE MARCH DE 2024
Página inicial  /  Webmail

Alfredo José Cardoso



Alfredo José Cardoso
Piracicaba
Médico
30/05/1910

	Nascido em Piracicaba em 30/05/1876 e falecido em Charqueada em 30/05/1910. Médico, vereador. Casado com Maria Isabel Machado Cardoso. Filhos: Geni, Oswaldo, Elza. Era filho de Felisberto José Cardoso Junior e Antonia Leite Cardoso. 

	Formou-se pela faculdade de medicina do Rio de Janeiro em 1900 e instalou seu consultório em Piracicaba na rua Governador Pedro de Toledo, junto ao antigo Largo do Mercado, hoje praça doutor Alfredo Cardoso. Exerceu a vereança entre 1908 e 1910 e foi perito criminal da policia local, sem remuneração. Fez parte do corpo clinico da Santa Casa de Misericórdia como médico e diretor clinico, bem como da sua Irmandade, como mesário. Exerceu igualmente a medicina no Asilo de São Pedro. 

	Foi o primeiro médico a fazer uma cirurgia cardíaca na cidade e teve a primeira motocicleta que circulou em Piracicaba, hoje pertencente ao acervo do Museu Prudente de Moraes. Além disso, foi jogador de futebol pelo Clube Esportivo Altruísta, muito estimado, foi “médico de todos – do pobre, do rico, do remediado, mas, sobretudo, dos deserdados da sorte”. Seu nome passou a designar uma praça no centro e o Grupo Escolar do Bairro Alto.