PIRACICABA, FRIDAY, 19 DE APRIL DE 2024
Página inicial  /  Webmail

João Chiarini



João Chiarini
Piracicaba
Professor/Advogado/Escritor/Folclorista
17/11/1919
02/12/1988

	Nascido em Piracicaba em 17/11/1919 e falecido em Piracicaba em 02/12/1988. Casado com Irahydes Oriani. Filhos: Joides, Almer, Joira Pedro, João Robinson. Professor, vereador, advogado, escritor, folclorista. 

	Concluiu o curso primário na Escola Modelo em 1932, diplomou-se pelo curso secundário no externato São José e formou-se professor pela Escola Normal Sud Menucci em 1941. Em 1942 frequentou aulas na Escola Livre de Sociologia e Política na capital paulista, e formou-se em direito. Exerceu o magistério, dirigiu a escola primaria do bairro Chico e teve diversas funções publicas. Além disso, foi sub-agente de seguros, fiscal auxiliar, editor do periódico “Época” da revista “Garota”, vereador entre 1951 e 1955, proprietário da livraria “O Pilão” e membro de entidades culturais do pais e do exterior. 

	Fez parte da Associação Paulista de Escritores. Atuou como secretário de Mario Dedini, fundou e presidiu a Academia Piracicabana de Letras. Em 1945 criou o centro de Folclore de Piracicaba. Foi jornalista na Assembléia Legislativa. Controversos, loquaz, intelectual convicto da extrema esquerda, militou no Partido Comunista Brasileiro e esteve diretamente envolvido nos acontecimentos políticos de seu tempo. 

	Colaborador constante da imprensa local, foi incentivador e participante incansável da vida intelectual, artística e política piracicaba. Deixou um estudo fundamental, “Cururu – reminiscências africanas no município de Piracicaba” (1947), premiado pelo departamento de Cultura do Estada e publicado na “Revista do arquivo municipal”, assim como um livro póstumo de poesias, “Argamassa”. 

	Seu acervo de 11 mil livros, 1067 periódicos, hemeroteca e correspondência pessoal, passou a ser abrigado no Espaço Memória Piracicabana do Centro Cultura Miss Martha Watts de Piracicaba, no Instituto Educacional Piracicabano, desde fins de 2006. Há em Piracicaba uma escola estadual com seu nome.