PIRACICABA, TUESDAY, 23 DE APRIL DE 2024

Araçuaí - Mg
Manutenção/Soldador
21/02/1943

João Manoel dos Santos nasceu em Araçuaí Minas Gerais e foi registrado em Novo Cruzeiro (MG), em 21 de fevereiro de 1943. Filho de Corina Martins e Antônio Ferreira dos Santos, é casado com Valdete Ferreira de Souza e tem 9 filhos (um deles adotivo) e 14 netos.

Veio de Minas Gerais para Piracicaba na década de 1960. Trabalhou como cortador de cana e soldador antes de entrar como oficial de manutenção na Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), onde iniciou sua trajetória política, participando da criação da Associação dos Funcionários e fundando o Sindicato dos Auxiliares de Escolas Particulares, do qual é o presidente.

Foi líder comunitário da Paulicéia, onde presidiu por anos o Centro Comunitário. Está afastado da Unimep, sem remuneração, para dedicar-se exclusivamente ao mandato de vereador e ao sindicato.

Disputou as eleições para vereador em 1988, 1992, 1996, 2000, 2004, 2008 e 2012, sendo eleito todas as vezes.

Exerceu cargos da Mesa Diretora da Câmara nos seus sete mandatos como vereador. Foi presidente da Câmara por quarta vez, o que o torna o primeiro legislador piracicabano a alcançar tal marca.

A Câmara, em sua presidência, recebeu em 2003 o reconhecimento de dois órgãos com abrangência nacional, que concederam à Casa os títulos de "Excelência Política e Administrativa" e "Excelência na Administração Pública Municipal".

Tinha 69 anos em 1º de janeiro de 2013, quando iniciou seu sétimo mandato na Câmara.

Fonte: Ficha Individual do Vereador RH/ Arquivo Câmara