PIRACICABA, THURSDAY, 28 DE MARCH DE 2024
Página inicial  /  Webmail

José Barbosa Ferraz



José Barbosa Ferraz
Rio Claro
Fazendeiro
08/04/1865
04/05/1937

	Nascido em Rio Claro em 08/04/1865 e falecido em São Paulo em 04/05/1937. Prefeito, fazendeiro, capitalista, político. Casado com Carolina Silveira Mello Ferraz. Filho de Antonio Barbosa Ferraz e Ambrosina de Campos Ferraz. Filhos: José Junior, Lavínia, Noêmia, Leontina, Paulo, Edith. 

	Residiu em Piracicaba na Praça José Bonifacio. Foi dono da fazenda São José na estrada Piracicaba- Limeira, junto a ponte de acesso ao Monte Alegre. Prefeito de Piracicaba em 1927-28, vereador e proprietário dos prédios do Clube Coronel Barbosa e Teatro São José, que datam mais ou menos da mesma época, 1927. O teatro São José, com poltronas para duas mil pessoas, construído pelo arquiteto Antonio Borja Medina, teve o seu teto decorado por Bruno Barcelli e iniciou suas atividades como espetáculos teatrais, mas logo depois passou a exibir filmes cinematográficos. Após seu falecimento, a viúva vendeu os edifícios a ex sócios do Clube Piracicabano, tendo colaborado na criação do Clube Coronel Barbosa. 

	O Clube Coronel Barbosa foi fundado em 1940, com sede no edifício que evoca o nome do seu primeiro proprietário, o Palacete Barbosa. Inicialmente denominava-se Clube Piracicabano, sociedade ativa na cidade desde as ultimas décadas do século 19, onde se dançava e eram realizadas reuniões sociais, com a presença das famílias mais conceituadas. 

	Dedicado a causas filantrópicas, fez parte da irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Piracicaba desde a segunda década do século 20, foi mesário desta nos anos 30, membro da comissão de obras do novo hospital e tornou-se membro Benemérito da Santa Casa. De 1924 a 1933 presidiu o asilo de velhice e mendicidade, futuro Lar dos Velhinhos, contribuiu para a instalação dos primeiros filtros para tratamento de água e prestigiou inúmeros eventos culturais, entre os quais os da sociedade de Cultura artística local. 

	Ajudou os Ometto na compra da sua primeira propriedade rural, contribuindo, assim, para o surgimento do maior grupo empresarial de Piracicaba. A atribuição do nome do Clube Coronel Barbosa é devida a iniciativa de sua viúva, logo após a morte do esposo.