PIRACICABA, FRIDAY, 29 DE MARCH DE 2024
Página inicial  /  Webmail

José Inacio Sleimann



José Inacio Sleimann
Passo Fundo - RS
Bacharel Ciências Juridicas
31/07/1940

	Mugão, como é carinhosamente chamado, chegou a Piracicaba em meados de 1966, quando trabalhou no Posto de Gasolina Canta Galo. Cursou Contabilidade no Colégio Piracicabano e formou-se em Direito na Faculdade de Direito de São Carlos, em 1973. 

	Sempre militou na política. Filiou-se em 1967 no Movimento Democrático Brasileiro (MDB), junto com Francisco Coelho e Pacheco Chaves, passando a militar com contra a Ditadura Militar.  

	Em 1972, ajudou a eleger o então prefeito Adilson Benedicto Maluf pelo MDB, sendo que, em 1974, foi nomeado como responsável pela limpeza pública na Prefeitura Municipal, quando criou as famosas “margaridas” (como eram chamadas as mulheres que varrem as vias públicas). 
	
	Incentivou ativamente criação do Parque das Torres, no Capim Fino, possibilitando as retransmissões de televisão em Piracicaba. Atuou na criação do entreposto municipal de abastecimento de hortifrutigranjeiros, limpando as sujeiras que ficavam em torno do mercado municipal. 

	Em 1976, foi eleito vereador pelo MDB e, em 1977, assumiu mandato de seis anos, sendo reeleito em 1982 e encerrou o mandato em 1988 – neste último período, atuou como líder do governo do ex-prefeito Adilson Maluf. Participou de diversas conquistas junto ao Governo do Estado, como as passarelas em frente à empresa Dedini e do bairro Cecap, as escolas da Vila Industrial e Vila Monteiro, instalação da Regional da Cetesb, Distrito Policial de Santa Terezinha, e na articulação para o asfaltamento das estradas Piracicaba-Anhumas e Piracicaba-Anhembi, autorizadas pelo então governador do Estado, Franco Montoro. 

	Mugão trabalhou pela expansão da iluminação e telefonia nos bairros de Anhumas, Ibitiruna e Tanquã, sendo a maior extensão do Estado de São Paulo em iluminação e telefonia em bairros rurais na época. 

	Lutou ainda pela instalação do Posto de Saúde de Ibitiruna, realizada com recursos próprios, atuou pela criação de centros comunitários, creches, postos de saúde, iluminação publica, extensão da rede de água e esgoto e expansão do asfalto. 
Foi diretor de patrimônio da Empresa Paulista de Turismo (Paulistur) no governo Orestes Quércia e na gestão Antonio Fleury Filho foi sub-diretor do interior da Cetesb. Ocupou ainda o cargo de membro da Executiva da União dos Vereadores do Estado de São Paulo e como conselheiro da Associação Paulista dos Municípios.


	Fonte: Site Câmara dos Vereadores de Piracicaba