PIRACICABA, FRIDAY, 19 DE APRIL DE 2024
Página inicial  /  Webmail

Noedy Kraembuhl Costa



Noedy Kraembuhl Costa
Piracicaba
Advogado e Professor
04/01/1915
27/04/2000

	Nascido em Piracicaba em 04/01/1915 e falecido em Piracicaba em 27/04/2000. Advogado, professor. Casado com Hilda Philipowski Krahenbuhl Costa. Filhos: Claudio, Elisa, Inês. Filho de Benedito Gomes da Costa e Noêmia Krahenbuhl Costa, ambos professores primários formados em 1912 e 1911, respectivamente, pela escola Normal Primaria de Piracicaba. Advogado, professor, historiador. 

	Passou parte da infância em Jaú, mas voltou a cidade natal quando seu pai adquiriu uma serralheria e carpintaria de seu sogro. Cursou o “kindergarten”, o curso primário e o ginásio do Colégio Piracicabano. Em 1939 formou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo e  colou grau no ano seguinte. Paralelamente, diplomou-se pelo curso de formação de professores da USP, que funcionava no prédio da Escola Normal da Praça da Republica. Retornou a Piracicaba para atuar na advocacia. 

	Foi aprovado em concurso para juiz, mas acabou desistindo da magistratura para se dedicar tanto ao magistério como a atividade de advogado em Piracicaba, ao longo de muitos anos, ao mesmo tempo em que colaborava regularmente no “Jornal de Piracicaba”. Poliglota e erudito, antes de ser professor na Sud Mennucci, onde se aposentou, lecionou em Catanduva e Santa Barbara d`Oeste. 

	Eleito vereador para o período de 1948 a 1951, desencantou-se com a política e desistiu do cargo, após alguns meses. “Tinha opiniões próprias, era independente, tinha seus próprios princípios. De espírito alegre... passou por essa vida deixando um rastro de honestidade, sabedoria e bons serviços prestados a coletividade” (Cillo, 2000). “Estudioso, compenetrado, era um poço de sabedoria. 

	Um dos homens de peso do século XX” (A.R.C.I Pedroso, Jornal de Piracicaba, 03/05/2000)