PIRACICABA, FRIDAY, 29 DE MARCH DE 2024

Médico
25/02/1818
19/06/1905

Nascido em Cachoeira, BA, 25/02/1818 e falecido em Capivari em 19/06/1905. Médico, vereador, intendente, orador. Casado com Olímpia de Almeida. Filha: Gomezinda. Formado pela faculdade de Medicina da Bahia, viveu muitos anos em Araraquara, SP, antes de se transferir para Piracicaba em 1884.

Teve inicialmente residência e consultório a rua Santo Antonio, mudando-se para o largo se São Benedito, na esquina da rua São José e posteriormente instalou seu consultório a rua Prudente de Moraes.

Em 1886 passou a ser membro correspondente de Academia Imperial de Lisboa e no ano seguinte obteve igual titulo da Sociedade de Ciências Medicas de Lisboa. Colaborou na “Gazeta de Piracicaba” e em periódicos especializados do país. Cambiaghi aponta-o como o primeiro médico da cidade a se interessar pelo problema da lepra. Atuou como médico, operador e parteiro.

Vereador eleito em 1891, fez parte da intendência local. Realizou viagens de estudos aos EUA e a Europa e passou a morar e clinicar na capital paulista na ultima década do século 19. Faleceu em Capivari, poucas horas após a morte da esposa.