PIRACICABA, THURSDAY, 21 DE NOVEMBER DE 2024
Página inicial  /  Webmail

Adriana Cristina Sgrineiro Nunes



Adriana Cristina Sgrineiro Nunes
Piracicaba (SP)
Coronel da Policia Militar
11/10/1967

	Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes nasceu em Piracicaba, em 11 de outubro de 1967, e é casada.

	Estudou nas Escolas Estaduais "Alcides Zagatto", "Olívia Bianco", "Abigail de Azevedo Grilo" e "Sud Menucci". Começou a trabalhar em 1979 na Guarda Mirim de Piracicaba e, logo depois, em empresas, como a Usina Costa Pinto S/A.

	Em 1988 formou-se em 1º lugar no curso de Formação de Soldados da PMESP, e em 1990 ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde formou-se Bacharel em Administração de Polícia Ostensiva.

	Graduou-se Bacharel em Direito pela Universidade da Cidade de São Paulo em 2000 e Mestre em Ciências Policiais e de Ordem Pública em 2009 pela PMESP.

	Dentro e fora da PM concluiu mais de 15 cursos em diferentes áreas do conhecimento para seu aprimoramento profissional.

	Na PM trabalhou no COPOM/SP, no Departamento de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, no Comando do Policiamento da Capital e comandou Companhias no 21º BPM/M, 19º BPM/M e 38º BPM/M (Força Tática), todas na Zona Leste da capital paulista. Trabalhou no CPI-9 e comandou o Batalhão de Piracicaba de 2013 a 2014.

	A Coronel Adriana foi premiada com Láureas de Mérito Pessoal do 5º ao 1º grau com as medalhas “Sesquicentenário da Polícia Militar”, “Centenário do 2º BPM/M” e “Mérito Comunitário”.

	Das comunidades onde trabalhou recebeu o “Prêmio Polícia Cidadã” do Instituto Sou da Paz/SP, o troféu “Sino da Paz” da Associação Comercial de SP, o diploma “Combatente Natal Meira Barros” e a medalha “MMDC” da Sociedade Veteranos de 32, “Voto de Congratulações” da Câmara de Vereadores de São Paulo, título de “Policial Padrão 2013” e seis “Moções de Aplausos da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

	Na Polícia Militar, destacou-se como instrutora das matérias "Polícia Comunitária", "Direitos Humanos", "Marketing", "Gestão pela Qualidade" e "Relacionamento com a Imprensa". Foi jurada da 1ª Olimpíada Técnico Operacional do Comando do Policiamento da Capital e auditora do Prêmio Polícia Militar da Qualidade.

	Participou do planejamento e desenvolveu programas de implantação da Polícia Comunitária, Madrugada Viva, de Valorização dos Policiais Militares e Jornadas da Cidadania em diversos Batalhões.

	Participou de Congressos Internacionais de Polícia Comunitária, Seminário Estadual Gestão da Qualidade no Serviço Policial, Conferência Nacional de Segurança Pública, Workshop “Melhores Práticas Institucionais em gestão”, Conferências Municipal, Estadual e Nacional de Políticas Públicas para Mulheres.

	Alguns dos seus trabalhos figuram nos livros: “A Polícia que dá certo”, do Instituto Sou da Paz, “Planejamento Estratégico Municipal”, Agenda 21 de Piracicaba, 2ª Revisão 2016 a 2025 e “50 anos de oportunidades concretizadas”, da jornalista Beatriz Vicentini.

	Na eleição de 2016, foi a 13ª candidata mais votada entre os 23 eleitos, com 2.104 votos, então filiada ao PPS, atual partido Cidadania, iniciou em 1º de janeiro de 2017 seu primeiro mandato na Câmara e hoje é relatora da Comissão de Legislação, Justiça e Redação. Atualmente a vereadora está filiada ao PSL.

	Como vereadora, concentra ações para a melhoria da qualidade de vida da população, em áreas como ordem urbana, segurança, educação, trânsito, saúde, emprego, prevenção às drogas e proteção de crianças, idosos e mulheres.


Atualizado em: 05/06/2020.