PIRACICABA, THURSDAY, 25 DE APRIL DE 2024

Antonio Ferraz de Arruda

Tenente
09/05/1859

Tenente da 1ª Companhia do Batalhão da Guarda Nacional da Infantaria da Vila de Constituição, vereador, engenheiro e fazendeiro, apontado pelos estudiosos como chefe patriarcal de família numerosa e como um dos desbravadores de terras na região piracicabana.

Após comprar por um conto de réis, dos Teixeiras, a sesmaria do Milha, em Saltinho, no eixo Piracicaba-Tietê e desmembrada da sesmaria do Congonhal, com 1.500 alqueires, reduzidos em 1908 a 1.200 alqueires, fez nela uma fazenda que ganhou notoriedade em todo o estado. A câmara municipal referiu-se a ele como “amigo da ordem e da monarquia constitucional” em 1846, ao propor seu nome para capitão da 3ª companhia do Batalhão da Guarda Nacional da Infantaria de Constituição.

Um dos donos de “engenho de açúcar mais notáveis” de Constituição em 1857.

Pai de Fernando Ferraz de Arruda. No Parque 1º de maio há uma rua com seu nome.