PIRACICABA, THURSDAY, 25 DE APRIL DE 2024

Adolfo Augusto Nardy de Vasconcellos

Foi intendente, na época em que as câmaras municipais passaram a denominar-se Conselhos da Intendência Municipal, após a Proclamação da Republica. Dissolvidas as câmaras municipais, foram instalados Conselhos, composto de 7 intendentes.

A 24/03/1891, o Governo do Estado comunicou a elevação para nove do numero de deus membros em Piracicaba, incluindo entre estes Adolfo. Os demais membros designados pelo governo foram Adolfo Correa Dias, Antonio Morato de Carvalho, Bento Ferraz de Arruda, Francisco Florêncio da Rocha, João Batista da Cruz Leite, João Manoel de Moraes Sampaio, Manuel Delfino de Matos e Tibério Lopes de Almeida.

O intendente Adolfo certamente pertencia a família Nardy de Vasconcellos de Itu, de que, nos séculos 18-19, faziam parte Salvador Nardy de Vasconcellos, sargento-mor das minas do Paranapanema e distinguido em 1797 com o habito de Cavalheiro da Ordem de Cristo por serviços prestados e vereador em 1837: Carlos Mariano Nardy de Vasconcellos Noronha – de Pinhal, Barão da Serranegra e Comendador Joaquim Silveira Mello, sob a presidência do conde de Pinhal, Antonio Carlos de Arruda Botelho.

Atualizado em: 01/03/2018
Fonte: Dicionário de Piracicabanos / Samuel Pfromm Netto. - 1.ed. - São Paulo : PNA, 2013.