PIRACICABA, DOMINGO, 25 DE JUNHO DE 2017 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

Carlos José de Arruda Botelho



Carlos José de Arruda Botelho
Piracicaba
Médico/Fazendeiro
14/05/1855
20/03/1947

	Nascido Piracicaba em 14/05/1855 e falecido em São Carlos em 20/03/1947. Médico, fazendeiro e político. Filho único do primeiro matrimônio de Antônio Carlos de Arruda Botelho com Francisca Teodora de Arruda Coelho. Casou-se em 1883 com Constança Maria de Brito Filgueiras, tiveram 3 filhos.

	Formado em medicina na França após estudos em Paris e Montpellier, retornou ao Brasil em 1880. No ano de 1882, instalou o primeiro hospital particular paulistano, com o nome de Casa de Saúde Dr. Carlos Botelho. 

	Atuou como medico cirurgião notável na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e foi seu primeiro diretor clinico, desde 1884. Foi vereador e senador estadual. Introdutor da primeira leva de imigrantes japoneses no Brasil, fez o saneamento do porto de Santos, criou o posto Zootécnico Central paulistano e a Fazenda de Seleção de Gado Nacional em Nova Odessa. Seu nome ficou indissoluvelmente ligado à Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz por ter retomado, com empenho, as obras da construção desta, que se achavam paralisadas.

	Prestaram-lhe numerosas homenagens, por ocasião da inauguração da Escola. Foi paraninfo da ESALQ que se formou em fins de 1940. 
	
	A avenida que liga a ESALQ à cidade recebeu seu nome em 1905. Deixou nome igualmente na cidade de São Carlos, SP, onde teve propriedade agrícola. Há em São Carlos uma avenida que lhe perpetua a memória.