PIRACICABA, SEGUNDA-FEIRA, 20 DE NOVEMBRO DE 2017 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

Domingos José Aldrovandi



Domingos José Aldrovandi
Piracicaba
Lavrador
05/06/1910
05/06/1910

	Casado com Nice Bittencourt da Gama Aldrovandi. Agricultor, industrial, contador, farmacêutico, vereador. Foi um dos primeiros contadores da Dedini. Como industrial, criou fabrica de papelão no sitio dos Kanemblay. 

	Em 1958-59 presidiu a Câmara Municipal de Piracicaba. 

	Em 1962 foi eleito deputado estadual, reeleito em 1966 pela Arena, e atuou como um dos principais lideres da política e da economia piracicabanas. Em 1968 fez parte do grupo de cotistas que adquiriu e passou a editar o “Diário de Piracicaba”, publicando-o sob nova denominação: “O Diário”. Foi de sua propriedade a Farmácia Central, a av. Rui Barbosa, 121, Vila Rezende. Sua atuação foi decisiva para a criação da Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, que presidiu, assim como para o surgimento da Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo e da Cooperativa de Crédito dos Fornecedores de Cana. Foi gerente desta ultima, que inicialmente abrangia quarenta municípios, com sede própria a rua D. Pedro I. 

	A cidade deve-lhe a criação e construção do Hospital dos Plantadores de Cana, que tem seu nome. Foi presidente da Associação Brasileira de Fornecedores de Cana. Integrou o Conselho superior do Colégio Piracicabano, tendo sido seu presidente, em meados do século passado.

	Foi filiado aos partidos PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), PSP (Partido Social Progressista) e UDN (União Democrática Nacional), exerceu como vereador nas legislaturas de 1952-1955 e 1956 e1959. Atuou como presidente da Câmara nos períodos de 1954/1958 e 1959. 


Fonte: Ficha Individual do vereador RH