PIRACICABA, FRIDAY, 19 DE APRIL DE 2024

Felipe Xavier da Rocha

Advogado

(Séc. 19). C. em 1as núpcias com Benedita Antônia de Lima Rocha e em 2as núpcias com Rita D’Elboux da Richa. Advogado, vereador. Fez parte da câmara municipal da vila de Constituição em 1841-44, onde exercia a profissão de advogado, um dos primeiros da vila, tendo participado em 1841 de comissão criada pela câmara para solenizar a coroação do Imperador D. Pedro II (Guerrini, 1970).

Além do exercício da advocacia, Rocha ocupou os cargos de juiz municipal e delegado de polícia, empossado a 18.9.1842. No mesmo ano, foi juiz de direito substituto em Campinas, SP, presidindo a devassa contra implicados na revolução de Sorocaba, SP. Pertencia ao Partido Conser-vador e desempenhou funções e cargos relevantes na edilidade local. Residiu na rua dos Pescadores (Prudente de Moraes), esquina do largo do Teatro (praça José Bonifácio).

O casal Rocha levantou em 1873 a Capela dos Passos do Senhor do Horto, anexa à casa em que residiam, concebida, planejada e executada por Miguel Arcanjo da Assumpção Dutra (v.) e inaugurada na Procissão dos Passos do Domingo de Ramos no mesmo ano. Feita no estilo barroco, antes de 1930 a imagem da capela desapareceu, sendo posteriormente recuperada e retornando ao seu nicho original. As pessoas aflitas com problemas familiares recorriam, no passado, à Capela dos Passos, em busca da ajuda divina para resolvê-los (Jornal de Piracicaba¸19.3.1978).