PIRACICABA, FRIDAY, 29 DE MARCH DE 2024

Amador de Campos Pacheco

Político, fez parte do conselho da Intendência Municipal, em substituição da Câmara Municipal piracicabana em fins do século, nos albores da republica.

Integrou, assim, o grupo de cidadãos indicados em dezembro de 1891 e oficializados a 24 do mesmo mês, juntamente com Paulo de Moraes Barros, João Batista da Silveira Mello, Jacob Diehl e outros. A nomeação da intendência decorreu de acontecimentos políticos que culminaram com a deposição do presidente de São Paulo, Américo Brasiliense de Almeida Melo.

A câmara municipal que a precedeu, de acordo com a fonte citada “uma grande efervescência nos meios políticos”. A intendência aqui mencionada foi presidida por Paulo de Moraes Barros e perdurou até a eleição e a posse da primeira câmara municipal republicana eleita em Piracicaba pelo povo, a 30/08 e 29/09/1892, respectivamente Amador exerceu novamente a vereança municipal no período de 1899 a 1901.

Há uma rua Amador de Campos Pacheco no distrito de Tupi, perto da rodovia Luiz de Queiroz.