PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 26 DE ABRIL DE 2017 Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

Paiva



José Antonio Fernandes Paiva
Piracicaba
Bancário
20/02/1959

	José Antonio Fernandes Paiva é piracicabano e morador da região da Vila Rezende. Começou a trabalhar desde cedo, quando ingressou na Guarda Mirim, entidade que anos mais tarde viria a presidir. 

	Sua militância política teve início no movimento estudantil. Foi dirigente do Diretório Acadêmico de Economia, Contábeis e Administração, e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba, onde cursou Direito e Economia. 

	Em 1980, iniciou sua militância sindical e participou da fundação do Partido dos Trabalhadores em Piracicaba, pelo qual se lançou vereador quatro anos mais tarde. 

	Em 1986, Paiva assumiu, pela primeira vez, a presidência do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e região, com um trabalho pioneiro de unidade sindical que resultou na conquista de vários benefícios e na garantia de diretos para a categoria. Sua gestão séria e transparente se tornou referência nacional no movimento sindical, razão pela qual tem sido aclamado presidente desde então. 

	Em 2002 assumiu uma das vagas na Câmara Municipal e, durante os 72 dias de mandato, Paiva propôs e presidiu a Comissão de Estudos dos Contratos sem Licitação, defendeu o aumento do número de vagas nas creches, propôs a criação da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego, o tempo máximo de espera para atendimento nas agências bancárias, a construção da Sede da Guarda Mirim, a abertura da Rua Luis Razera ligando Nova América ao Jardim Caxambu, o aumento de policiamento nos bairros e nos terminais de integração, o atendimento do CEDIC HIV/AIDS também nos finais de semana. Apresentou 13 indicações, 15 requerimentos e 16 projetos, entre eles, o que virou lei e isenta os trabalhadores desempregados do pagamento de inscrição em concursos públicos da Câmara Municipal. 

	Em 2008 foi eleito vereador pelo Partido dos Trabalhadores, com 2661 votos e vem fazendo a diferença como parlamentar sempre defendendo os direitos do trabalhador e legislando a favor da sociedade piracicabana. Criou a Semana da Mulher na Câmara, homenagem ao Trabalhador Doméstico, entre outros. 

	Nesta legislatura apresentou os projetos que criaram a Semana do Trabalhador Doméstico, o Dia do Comerciário, a Câmara Jovem, além do projeto que obriga as empresas de ônibus a inscreverem na lateral externa e na parte dianteira do veículo a sua data de fabricação.  Recentemente foi aprovada lei de sua autoria que proíbe o abastecimento de veículos após a trava de segurança da bomba de combustível. A medida visa proteger os frentistas da inalação do gás benzeno, principal responsável pelos casos de câncer na categoria. 

	Vice-presidente da Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, membro do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi), presidente da Frente Sindical do Aglomerado Urbano de Piracicaba e está no segundo mandato como integrante do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba.

	Em cinco anos e meio de legislatura, (até dezembro de 2014) Paiva propôs 3007 atividades legislativas, mais 68 emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015, com destaque para 1.555 indicações, 605 requerimentos, 189 moções e 176 projetos de lei, além de emendas e substitutivos.