PIRACICABA, THURSDAY, 25 DE APRIL DE 2024

José Augusto da Rocha Almeida

Médico/Jornalista

Médico, jornalista, político, vereador e deputado estadual, nascido em Portugal. Naturalizado brasileiro, fixou-se inicialmente em Rio Preto, MG. Transferiu-se em 1881 para Piracicaba, onde se destacou como medico, político e jornalista.

Casado com Henriqueta da Rocha Almeida, após o falecimento desta em 1884 contraiu segundas núpcias no Rio de Janeiro com Rita da Serpa Rocha. Assumiu em outubro do mesmo ano a redação de um novo jornal, o “Diário de Piracicaba”, sob a direção de Joaquim Luiz da Silva Lopes.

Fez parte do corpo medico da Santa Casa da Misericórdia local até 1887. Rocha Almeida pertenceu ao grupo de nove vereadores que constituíram a nova Câmara Municipal em janeiro de 1887, de que igualmente fizeram parte Prudente de Moraes e o barão de Rezende. Foi vereador de 1887-89. Tinha consultório a rua do Comércio, 71. Passou seus derradeiros anos de vida em Santos, onde faleceu em 20/05/1895, no exercício do cargo de diretor do Hospital de Santa Isabel.

Uma rua com seu nome acha-se no Grande Parque Residencial, com esquina para a rua Aristides Balbino.