PIRACICABA, FRIDAY, 19 DE APRIL DE 2024
Página inicial  /  Webmail

Joviniano Reginaldo Alvim



Joviniano Reginaldo Alvim
Salvador
Médico
05/05/1847
21/11/1907

	Médico e político, nascido em Salvador, BA em 05/05/1847 e falecido em Santos em 21/11/1907. 1ª Núpcias com Joana Adélia Alves, 2ª Núpcias com Maria Augusta Barbosa Ferraz e 3ª Núpcias com Ana Sampaio. Formado pela faculdade de medicina da Bahia, formou-se em  17 de Dezembro de 1870. 

	Transferido-se para Piracicaba, e tendo enviuvado, casou-se com D. Maria Augusta Barbosa Ferraz. 
	
	Por duas vezes o Dr. Joviniano ocupou o cargo de vereador juinto à câmara Municipal de Piracicaba. 

	Presidiu a Câmara nesse seu segundo mandato. De 1887-1888 residiu na capital paulista. Tornou-se Tenente-coronel do Exercito quando era major-cirurgião-mor da Guarda Nacional, tendo atuado como médico da Comissão de Limites entre o Brasil e o Paraguai e como cirurgião militar em Pernambuco e Rio de Janeiro. Além disso era Cavaleiro do Hábito de Cristo. 

	Intendente de outubro de 1892 a princípios de abriu do ano seguinte. Compôs um “Hino Republicano”, quando o país se converteu em republica. Manteve consultório a rua da Quitanda, pertenceu a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia local e colaborou com o Barão de Rezende, empenhando-se na fundação do Sanatório São Luiz para tuberculosos pobres. Proferiu a oração fúnebre no sepultamento de Prudente de Moraes e presidiu as primeiras reuniões da Sociedade Beneficente Operaria de Piracicaba. Seu nome designa uma das ruas da cidade que o acolheu e onde viveu e trabalhou durante boa parte de sua vida.

Atualizado em: 05.10.2015
Fonte: Livro Medicina em Piracicaba de Oswaldo Cambiaghi/ IHGP