PIRACICABA, THURSDAY, 25 DE APRIL DE 2024

Manoel Morato de Carvalho

Professor e vereador. Foi oficialmente o primeiro professor de primeiras letras de Piracicaba, então Vila Nova de Constituição, conforme oficio que a Câmara Municipal enviou ao governo provincial a 22/04/1826. A escola em que lecionou foi aberta pouco depois. Destinava-se apenas a meninos e chegou a contar com três dezenas de alunos.

A edilidade tinha nomeado anteriormente Joaquim Floriano Leite para o cargo de mestre régio de primeiras letras, mas este não deve ter tomado posse, justificando-se dirigiu-se novamente à presidência da província para informar que Morato de Carvalho desistiu do emprego e mudou-se para fora da vila. De 1873 a 1876 ele fez parte da Câmara de Vereadores; o primeiro de 1857 a 1860; e Antonio em, 1891 e de 1896 a 1898.

Há ruas com seus nomes, no bairro Garças e no Jardim Irapuã.