PIRACICABA, TUESDAY, 16 DE APRIL DE 2024

Médico
21/03/1856
17/03/1905

Médio, político republicano, vereador e juiz municipal, nascido em Piracicaba dia 21/03/1856 e falecido em São Paulo dia 17/03/1905. Filho de José Pinto de Almeida. Casado com Maria Augusta da Silva Leitão, filhos: Carlota, Clotilde e Sarah. Foi aluno do colégio São Luiz em Itu, SP.

Estudou no Rio de Janeiro, diplomou-se em 1879 pela escola politécnica e formou-se na faculdade de medicina em 1880, o mesmo ano em que instalou consultório em sua residência, na esquina das ruas do Comércio e São José. Participou ativamente da vida da Santa Casa local como médico, membro da irmandade desde 1893, mesário, escrivão e provedor, recebendo o titulo de Irmão Bemérito.

Foi vereador de 1887-1889. Pertenceu ao Partido Republicano de Piracicaba. Com a Proclamação da Republica, fez parte do triunvirato que assumiu o governo municipal juntamente com Luiz de Queiroz e Manoel de Moraes Barros. Dissolvidas as Câmaras municipais instalados os Conselhos de Intendência Municipal em 1890, Pinto de Almeida foi um dos seus primeiros membros. Juntamente com Francisco Antonio de Almeida Morato, fundou o Banco da Indústria e do Comércio de Piracicaba.

Enfermo, mudou-se para a capital paulista em 1903, onde faleceu. “Foi um dos vultos mais representativos de Piracicaba, quer como médico estimadíssimo, quer como político influente. Serviu de padrão para os bons administradores do município.

Uma rua de Piracicaba tem seu nome, no bairro São Dimas.