PIRACICABA, SATURDAY, 20 DE APRIL DE 2024

Antonio de Paula Leite Filho

Tenente/Coronel

Vereador da Câmara Municipal de 1892 a 1898, tendo participado da primeira câmara municipal republicana, eleita pelo povo e empossada a 29/09/1892.

Foi um dos fundadores da Sociedade Propagadora da Instrução em 1890, que, valendo-se da verba de ações, construiu um edifício a rua do Rosário, com dois pavimentos e seis salas de aula, no local posteriormente ocupado pela Escola Industrial Fernando Febeliano da Costa.

Os trabalhos da construção foram dirigidos por João Manoel de Morais Sampaio. Confiado ao governo do Estado, o prédio, adquirido em 1896 pela câmara municipal com ajuda financeira de Manuel de Moraes Barros, passou a sediar a antiga Escola Complementar, embrião da futura escola Norma Sud Menucci. O funcionamento da Escola Complementar teve inicio a 21/04/1897.

Piracicaba contou com três outros vereadores com sobrenome Leite, no século 19: Joaquim Floriano Leite, Cesário Cavalheiro Leite e João B. C. Leite. Há uma rua Antonio de Paula Leite Filho, perto da rodovia Luiz de Queiroz.