PIRACICABA, FRIDAY, 29 DE MARCH DE 2024

Leme
Delegado
23/06/1917

Advogado, delegado. Casado com Maria do Carmo de Toledo Romano. Filho de Victor Romano e Maria José Romano.  Filhos: Adyr de Toledo Romano, nascido em 1950 e falecido em São Paulo em 07/06/2007.

Delegado regional de policia com sede em Piracicaba, em meados do século. Atuavam nessa época, como delegado adjunto, Zenon Batista Sitrângulo, e Reinaldo Pereira como delegado substituto. Em 1959 Romano dava noticias ao Deops-SP dos problemas enfrentados em Piracicaba, cujo destacamento policial contava então com 76 soldados, duas dezenas destes exclusivamente para o controle do transito, representado em 1959 por 1.243 automoveis, 1689 veiculos de carga, 64 de transporte coletivo, 30 motos, 2245 bicicletas e 2472 carroças.

Segundo Romano, a cidade não contava com guarda civil e reivindicava principalmente o asfaltamento das estradas para Limeira, Rio Claro, São Pedro e Tietê, assim como um empréstimo para o reaparelhamento do Serviço de águas local.

Filiado ao PSP ( Partido Social Progressita), exerceu como vereador nos ano de 1964 a 1969.

Em substituição ao Dr. Adyr C. Romano, assumiu o cargo o Sr. Antonio Sallum em 16 de Abril de 1968.

Romano viveu os tempos atribulados enfrentandos pelo mais com a renuncia do presidente Janio Quadros, o governo de João Goulart e o regime militar que teve inicio em abril de 1964.